colunista do impresso

Ladainha quaresmal

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Para os cristãos, inicia-se esta semana um período especial, muito rico para o nosso crescimento espiritual, para rever nossas atitudes e a direção de nossa vida, principalmente, neste momento de pandemia. Para isso farei uso da ladainha.

Quaresma é tempo para ouvir os apelos de Deus e responder com amor. Sim, período para estar próximo do Senhor, para apreender com Ele a vida de simplicidade, de diálogo, de amor e respeito ao próximo.

Quaresma, 40 dias para criar um ambiente de reflexão e de renovação, para se reencontrar consigo mesmo, com a própria identidade e realidade, com os nossos talentos, dificuldades, desafios e fraquezas.

Quaresma, 40 dias para ouvir novos convites, novas propostas, para reavaliar o caminho andado e para repensar e refazer decisões tomadas e, sempre que possível, refazê-las.

Quaresma, 40 dias para renovar a esperança, remover os rancores, para desativar os impulsos de ódio e de vingança. Quaresma é tempo para reconhecer a grandeza, a dignidade, a beleza e a importância da própria vida e da vida do próximo.

Quaresma, oportunidade especial para refazer a amizade com Deus e as amizades com os irmãos e irmãs de caminhada e da vida.

Quaresma, momento propício para rever os relacionamentos, as palavras, as atitudes, o comportamento com os membros de nossa família e nossos amigos.

Quaresma, tempo de valorizar o silêncio, o recolhimento e serenar nossa alma, fechando os olhos para o mundo exterior e abrindo-os para o nosso interior, o nosso deserto; silenciar diante do mistério da vida e reconhecer nossos limites.

Quaresma, chamado para tomar consciência de nossa pequenez e descobrir a necessidade da presença dos outros em nossa vida.

Quaresma é chamamento para acordar para a urgência de nossa presença e ação evangelizadora no atual momento da história.

Quaresma é desafio para enfrentar nossos erros, reconhecê-los, levantar a cabeça e partir para uma nova etapa sem medo.

Quaresma, proposta para dirigirmo-nos ao poço da sabedoria, o Cristo, o poço da bondade, da misericórdia e saciarmo-nos da água inesgotável do seu amor gratuito e incondicional.

Quaresma, desafio de aceitar o convite de subir à montanha, de preferência com um grupo de amigos, e bem do alto contemplar as maravilhas da criação, as feridas que abrimos nessa maravilhosa obra de Deus e, depois, tomar consciência de nossa responsabilidade, descer cheios de coragem e disposição de restaurar; refazer aquilo que precisa ser feito.

Quaresma é oportunidade, mais uma vez, de decidir aceitar o convite amoroso de seguir o Senhor com alegria e confiança.

Quaresma é momento precioso para priorizar tempo para dialogar com o Mestre, experimentar sua ternura e reencontramo-nos com seus ensinamentos.

Enfim, Quaresma é tempo de jejuar da maldade e ter fome da verdade, da fraternidade, da fé.

Desejo uma boa Quaresma.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Rogério Koff Anterior

PLURAL: os textos de Marcio Felipe Medeiros e Rogério Koff

Imposto solidário:  uma corrente do bem Próximo

Imposto solidário: uma corrente do bem

Colunistas do Impresso